10.6.13

Lolita

Imagem: Tumblr

Oi pessoal! Estive falando nesta postagem que estava pesquisando para investir em Lolita... Acabou que a ideia  ficou muito maior do que eu esperava e me vi preparando essa postagem por mais de um mês! Faz alguns anos que eu tenho uma fascinação por esse estilo e sempre quis ser uma Lolita, mas acreditava que eu não era kawaii o suficiente. Uma coisa que aprendi fazendo esse post? Sempre podemos ser fofas se formos assim por dentro! Enfim, não vou me prolongar mais pois essa postagem tem bastante conteúdo. Deixo de antemão o agradecimento às minhas três colaboradoras: Luly, Karine e Ichigo. Gostaria de ressaltar que tudo escrito aqui foi fruto de uma pesquisa grande, então por favor, não copie os textos! Tudo o que não foi escrito por mim está assinalado como quote.

Imagem: Tumblr



O que é Lolita? É uma moda originada no Japão, com inspiração na Era Vitoriana e Rococó. A aparência de uma Lolita é elegante, feminina e inocente, e os visuais tem como marca principal uma silhueta bem marcada com saias cheias. Além disso, existe também um Lolita Lifestyle, que é aderido por algumas das meninas que usam o estilo. Uma Lolita não é restrita por idade, altura, peso ou características étnicas. Trata-se de abraçar a doçura e ser a princesa que você é!

Imagem: Heart Attack Design

Lolita tem diversos estilos diferentes - aqui trouxe as diferenças básicas entre as três linhas principais: Sweet, Gothic e Classic. Destes, originam-se vários sub-estilos com diferenças sutis, mas não é obrigatório seguir uma linha específica dentro de cada estilo.

Imagem: Tumblr


Sweet Lolita

Esse estilo é todo fofo - estampas, cores, volume e detalhes! As mais comuns são rosa, azul bebê e branco - também aparecem várias colorações pastel como lilás, verde e amarelo. As estampas variam com temas que lembram a infância: docinhos, brinquedos, contos de fada...





Imagem: F Yeah Lolita

Imagem: Tumblr


Gothic Lolita

As Gothic Lolitas utilizam uma paleta de cores baseada no preto - aparecem nos detalhes o bordô, roxo, azul escuro, verde escuro... Muitas rendas e acessórios elegantes que também lembram a Era Vitoriana.






Imagem: F Yeah Lolita


Imagem: Tumblr


Classic Lolita

Em resumo, as Classic Lolitas tem uma aparência mais madura, com estampas florais e antigas. É o estilo que mais lembra as influências originais Vitorianas - as cores variam entre marrom, cinza, pêssego e creme.





Imagem: F Yeah Lolita
 

Lolita além do visual
Estilo de vida lolita
Muitas pessoas se perguntam se você precisa viver um estilo de vida lolita para ser lolita, e a resposta é definitivamente não, lolita é uma moda em primeiro lugar. Mas algumas lolitas querem levar uma vida mais bonita e elegante para combinar com suas roupas, freqüentemente usam de maneiras "antiquadas" e até atividades infantis, especialmente quando encontram com outras lolitas. Se você não é boa em ser "antiquada", está tudo bem e isso não faz de você menos lolita do que qualquer um.
Algumas atividades consideradas lolita são Tea Parties (encontros para tomar chá), piqueniques, artes, costura, jardinagem...  
Texto original: Lolita Handbook
Tradução: Reino de Morango

Casual Lolita: Inserindo a moda no seu dia-a-dia

Exemplos de outfits casuais (Imagens: Tumblr)

Casual Lolita mantém a mesma silhueta e saias cheias dos estilos tradicionais - porém é mais prático por permitir algumas peças diferenciadas e manter características tipicamente Lolita. Abuse dos acessórios e mostre ao mundo como você pode ser kawaii!

♥ SIM
- Use uma saia com volume (use uma anágua ou não, caso a saia já tenha volume ela mesma mas não use A-line - é importante manter a silhueta).
- Use uma boa blusa. Não precisa ser uma camisa cheia de babados, mas uma baby-look fofa funciona bem.
- Esteja certa que suas roupas sirvam bem e não sejam largas
- Use bons sapatos.
- Use acessórios no cabelo ou meias com babados ou uma bolsa se puder.
- Combine itens e acessórios.
- Cuide de sua aparência, escove o cabelo, lave o rosto, etc.
- Passe suas roupas, mesmo sendo casual não é desculpa para relaxo :P

♥ NÃO
- Não use saias curtas ou nada muito revelador em geral.
- Não use uma camiseta larga.
- Não deixe seu cabelo bagunçado ou apenas amarre em um rabo-de-cavalo.
- Não use tênis surrados.
- Não use tudo preto se puder evitar, você vai parecer gothic 9 vezes em 10.
- Não exagere na maquiagem se você está tentando um estilo lolita sutil.
Original: Casual Loli Style
Tradução: Reino de Morango

Conversei com a Ichigo, do Reino de Morango e ela me permitiu utilizar alguns trechos traduzidos/escritos por ela. Abaixo separei os melhores artigos para iniciantes!



Links interessantes e utilizados para consulta


♥ Agora fiquem com duas entrevistadas muito lindas ~ resumo-as em elegância e doçura! ♥
A Luly eu sempre via nos eventos de anime aqui do RS, e a Karine eu conheci pela internet! As duas são alguns exemplos da força da moda japonesa no Brasil, então vale a pena conferir os blogs delas!





Meu nome é Karine Tiemi Yudo. Tenho 25 anos, uso lolita há 3 anos e moro em Florianópolis.






Como e quando você conheceu e começou a se interessar por Lolita?
Vi a primeira lolita quando tinha 5 anos. Eu morava no Japão e vi uma na rua, depois, na televisão. Sempre quis usar o estilo, mas passei a me interessar de verdade e me empenhar em usar em 2010.
Quais foram suas primeiras outfits e qual seu subestilo favorito?
Meus primeiros outfits foram bem básicos e puxados para o sweet, entre outros. Após dois anos aprendendo e me adaptando ao estilo, finalmente escolhi o classical como favoritos.
Cite 5 coisas que te inspiram.
Roupas/acessórios em si, imagens de lolitas/outfits bem sucedidos, filmes, datas temáticas e contos de fadas/histórias infantis. 
O que você acha do estilo de vida Lolita? Pratica-o?
Considero como um estilo de vida normal de quem é vaidoso e adere a qualquer estilo que necessite de cuidados com roupas, maquiagem e cabelo. O que faço usando o estilo são apenas gostos pessoais não relacionados diretamente. Há quem os considere característicos do estilo, mas eu me sinto apenas vivendo normalmente.
Quais são suas dicas para quem quer começar no estilo?
Esteja seguro do que quer, tenha auto-confiança e muita força de vontade.

Veja alguns outfits da moça:




"Bom,eu sou de Porto Alegre/RS idade... Hum clube dos 30 XD hehehehe, e conheço lolita a bastante tempo mas comecei a usar mesmo faz uns 5 anos e fairy a menos uns 3 anos. Sou formada em moda e gostei bastante do curso, apesar de que tenho um fraco por marketing, quem sabe faço algo mais direcionado a mkt de moda. A Luly Shop Cute tenho a um bom tempo uns 5 anos por ae ou mais,foi uma das primeiras lojas do gênero e começou no orkut. Tenho um novo projeto de loja direcionada a moda japonesa que é a I Wish Upon A Star que espero que dê certo."

Como e quando você conheceu e começou a se interessar pelos estilos?
Eu sempre amei o Japão e tudo relacionado a ele, desde de moda, cultura e artes. Lolita conheci com uma grande amiga e fairy também com um trabalho de faculdade dela, desde de então procurei fazer bastante pesquisa e estudei os estilos para não fazer nada errado. 

Quais foram suas primeiras outfits e quais seus subestilos favorito?
Meu primeiro outfit foi horrivel XD foi um gothic classic mas nossa...todo errado hahahah,nem conto como primeiro outfit,mas meu primeiro foi um sweet mais simples e que curti bastante. Meu primeiro de fairy foi bem legal e gostei do que ficou,apesar de que na época eu tava insegura se iria dar certo e vi que me apaixonei pelo estilo.
Bom, eu amo sweet OTT hehehe mas curto também classic, fora lolita eu amo o fairy kei e também pastel goth e cult party, que estou bem interessada em arriscar mais outfits.
Cite 5 coisas que te inspiram.
Hum,anos 80, eu realmente AMO e me inspira muito, fotografia diferente, marcas como a spank, Japão e brinquedos dos anos 80/90.
O que você acha do estilo de vida Lolita? Pratica-o?
Não pratico hehehe, tipo eu adoro a roupa o visual mas não levo nada do life style de lolita na prática,eu só acho uma moda muito bonita e só. 
Quais são suas dicas para quem quer começar nos estilos Lolita e Fairy Kei?
Primeira coisa para ambos estilos ESTUDE cada um deles bem antes de fazer qalquer outfit.
Outra coisa é perguntar quando tiver dúvidas,não tenha medo de ter dúvidas eu tenho muitas até hoje,e ninguem sabe tudo então pergunte.
Use seu instinto criativo,pesquise por imagens e quando estiver com a imaginação aguçada tente um outfit mais simples.
Compre peças básicas e mais acessórios,acredito que acessórios dão vida a qualquer visual e com eles você pode ter um outfit diferente do outro mesmo com a roupa igual. 

Veja alguns outfits da moça:

Quer saber mais sobre Fairy Kei? { Pastel Cubes }


Bom pessoal, é isso! Agradeço mais uma vez a toda ajuda que recebi para fazer essa matéria, e espero que eu consiga me tornar uma boa Lolita! Ainda tenho um longo caminho pela frente adquirindo minhas peças, mas tenho aprendido muito.

Espero que tenham gostado!
Beijos

8 comentários:

  1. que post lindo e organizado *-*! Obrigada em me escolher para fazer parte dele.
    Adorei!

    sucesso amada <3

    xoxo
    Luly~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu gostou, Luly! Obrigada mesmo por ter participado!

      Beijão ♥

      Excluir
  2. Adorei, gosto muito do estilo, mas não tenho coragem nenhuma de usa-lo, inclusive porque sou do interior... mas tenho muitas peças no meu guarda-roupa que comprei pensando nelas, tenho saias rodas, blusas de rendas com babado, tenho um vestido rosado com babados, mas sempre procuro algo mais usável, mas enfim adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah Kim, eu sei como é morar em cidade menor, qualquer coisa fora do padrão o pessoal já comenta... Tem que ter coragem e confiança! Mas fico feliz que inclua algumas peças lolitosas no dia-a-dia *o*

      Beijos ♥

      Excluir
  3. Muiiiio Kawaiii *-------*
    Post limpo e organizado ><

    Eu sou uma lolita iniciante, espero ser boa um dia *u*
    http://asiansicons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Realmente me esforcei pra deixar o post assim mesmo :3

      Espero que tenha uma linda jornada *0*

      Beijos ♥

      Excluir
  4. Que post mais bem feito *-* dá vontade de imprimir e emoldurar, parabéns!
    A moda lolita é fofa demais, eu adorei o sweet lolita, se eu fosse adotar um desses com certeza seria essa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaaada Mari *-* Me esforcei por um tempão pra ficar como eu queria, realmente era esse o objetivo!

      Também adoro Sweet, mas não sei se fico tão bem porque sou muito alta, haha :3

      Beijão ♥

      Excluir

Muito obrigada por visitar o Ikigai-Don ♥

Seu comentário é muito importante. Você pode enviar sugestões de postagens se quiser!

• Lembre do bom senso na hora de comentar. Adoro receber elogios e críticas, mas por favor, seja educado comigo e demais leitores;
• Você também pode entrar em contato aqui;
• Deixe seu link nesse formato: <a href='Link'>Nome</a>

Obrigada! *^*