Saiba Mais

Anime: (pronuncia-se animê)  é qualquer animação produzida no Japão. Ao contrário do que muitos pensam, o animê não é um género, mas um meio, e no Japão produzem-se animações com conteúdos variados, dentro de todos os géneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, etc.). Podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs.





 Mangá: é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês.  Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações. 

Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens.

Yaoi: é um gênero de publicação que tem o foco em relações homossexuais entre dois homens e tem geralmente o público feminino como alvo. O termo se originou no Japão e inclui mangá, anime, novelas e dōjinshis. No Japão esse gênero é chamado de "Boy's Love", e "yaoi" é mais usado por fãs do ocidente.

Yuri: é um gênero de mangá e anime que descreve relações românticas entre mulheres. Yuri é mais usado para conteúdo explícito, enquanto shoujo-ai, para conteúdo mais leve.

Moe: é uma gíria que originalmente refere-se a um interesse em particular para personagens de video-games, anime ou mangás. Existem várias interpretações do que "moe" significa atualmente. O termo indica um sentimento protetivo direcionado a um personagem feminino. Também pode ser usado para referir-se personagens inocentes, fofas ou com uma personalidade adorável.

Chibi: é um termo japonês utilizado no contexto de anime ou mangá para descrever um traço de desenho de personagem bastante estilizado, com cabeças no mesmo tamanho dos corpos, geralmente para obter um efeito cômico ou mais sentimental. Os traços em geral são bem simplificados.


Otaku: é um termo usado no Japão para designar um fã (muitas vezes obsessivo) por um determinado assunto, qualquer que seja. No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animes e mangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Muitos membros da comunidade acham o termo ofensivo por não concordarem com a distorção de sentido do mesmo e se recusam a ser chamados assim. O termo é normalmente utilizado apenas dentro da comunidade de fãs de animês e mangás e de falantes do idioma japonês, sendo portanto desconhecido para o grande público.


Gêneros de anime e  mangá por público-alvo
Shoujo: é um termo usado para referir animes e mangás para garotas. Os mais conhecidos no Ocidente são os romances ou comédias românticas que normalmente envolvem personagens adolescentes.
Shonen é um gênero de mangá ou anime direcionado a jovens do sexo masculino, apesar de poder também interessar a qualquer gênero ou faixa etária. Normalmente envolvem comédia e cenas de ação.
Josei:  é a definição dada aos mangás e animes normalmente voltados para o público feminino adulto.
Seinen: é a definição dada aos mangas e animes voltados para o público masculino entre os 20 a 40 anos.