10.6.14

Universidade: escolhas, desafios e alegrias


Olá pessoal! Como prometido, hoje vim falar mais sobre a minha vida na faculdade.
(Na foto: melhor café, melhor chocolate e meu planner)

O Curso
Eu faço Engenharia de Computação na UFRGS. O currículo tem tanto cadeiras bem específicas para computação (as mesmas dos alunos de Ciência da Computação) quanto algumas da Elétrica, fora toda a base de cálculo e física que existem em todos cursos de engenharia. Para quem tiver curiosidade, aqui dá pra consultar mais informações. Minha opinião pessoal é de que o curso é realmente difícil. O vestibular já seleciona bem os alunos, já que a prova é a mais concorrida do RS, então quem entra, normalmente "era o melhor da sala" quando estava no colégio, e mesmo assim, é um curso que exige bastante dedicação. O "normal" é ter aula basicamente o dia todo (8:30 - 17:10).

Trote sujo

A Escolha
Quando eu terminei o Ensino Médio, em 2011, tinha muitas opções de curso passando pela minha cabeça. Eu lembro que cheguei a fazer uma lista das coisas que eu NÃO queria fazer, porque eram muito poucas, e sabe um dos itens que tinha lá? "Computação e relacionados". Minha mãe me questionou, já que eu sempre passei muitas e muitas horas no computador, e por algum tempo tinha trabalhado com construção de sites, e a minha justificativa era: - Eu acho que deveria fazer algo que me fizesse sair um pouco mais do computador...
Depois de um ano "parada", prestei vestibular na UFRGS. Eu passei na segunda chamada, depois que já estava matriculada em Biomedicina, na UFCSPA (onde eu entrei pelo SiSU). Acabei cursando BioMed por 3 meses, e percebi que me sentia péssima todos os dias, parecia que eu não pertencia àquele lugar, mesmo tendo muitas pessoas legais e indo bem nas matérias. Por sorte, eu tinha passado para ingresso no 2ºsemestre, e acabei cancelando a matrícula da Biomedicina e indo para a UFRGS.
Em resumo, a melhor escolha da minha vida, até então.

Uma parte do Instituto de Informática (INF)

O Campus
Eu me matriculei para o curso de Pré-Cálculo em Maio (um introdutório para auxiliar na transição do ensino médio para o superior) e minha primeira impressão sobre o campus foi: ISSO É MUITO LONGE. De ônibus, da minha casa até o Vale (nome do Campus onde tem a grande maioria das aulas), leva mais de 40 minutos. Depois que o ônibus entrou no campus, ainda andou MUITO até chegar no INF, e eu pensei: - Tá, é aqui. Não era. Pedi informação e descobri que eu tinha que descer até onde tem as aulas de cálculo e física. Demorei mais uns 10 minutos a pé, e me perdi mais inúmeras vezes. Quando o semestre começou de verdade, primeiro: morri de frio (o Vale é uma dimensão paralela e congelante) e segundo, me perdi muitas vezes, haha. Mas tudo isso é esquecido depois de alguns dias, pois o campus é lindo, todo cheio de árvores e bem espaçoso ♥

O centrinho do Vale

Amizades
No começo, uma coisa importante é ser comunicativo. Ajuda muito, pois esse é o momento de conhecer os colegas e fazer novas amizades - todo mundo está na mesma situação que você! Outra coisa importante é conversar com os veteranos: além de aplicar os trotes, eles também sabem muitas dicas sobre as cadeiras e o campus :-) Entrar na faculdade também é uma chance de se reinventar! Eu pude me mostrar uma pessoa mais simpática do que eu era no ensino médio, e só obtive coisas boas com isso ♥ Lembro também que logo que entrei no curso comecei a namorar com um dos meus veteranos :P Agora já não estamos mais juntos, mas tive muitos momentos felizes com ele :3

Amigos que conheci na ECP ♥

Dedicação
Eu comecei pensando que seria fácil como foi na Biomedicina e como foi a vida inteira, na escola. Sendo sincera, eu sempre tive muita facilidade em aprender tirei A em tudo, sempre. Foi um choque perceber que  meus conhecimentos em física eram nulos, que cálculo exigiria prática e que programação é muito mais chata de fazer quando se está escrevendo no papel e não no computador. Na primeira área eu não estudei basicamente nada, e acabei indo "mal" em algumas provas (mas com todas notas acima de 5, o que me salvou de ter que fazer recuperação). Depois de perceber que precisaria me esforçar mais, melhorei bastante minhas notas e consegui passar em tudo.

Oportunidades
A UFRGS, particularmente, oferece infinitas possibilidades para quem é interessado. Existem vários cursos sendo oferecidos, bolsas para trabalhar com pesquisa, trabalho voluntário, reuniões e palestras sobre inúmeras áreas. Mas tudo isso exige que o aluno corra atrás! Ninguém chega te oferecendo nada, precisa realmente ter força de vontade e foco, e ter boas relações pessoais.
Outra dica importante é: ser amigo dos professores! Isso não significa ficar puxando o saco, e sim participar da aula (uma conduta que só beneficia o aluno) e também aproveitar para tirar dúvidas nos horários de atendimento, e caso seja uma área que te interesse, dá pra ficar de olho nos projetos de pesquisa do professor :-)


Melhores momentos: tomar café no INF e relaxar assistindo minhas aulas favoritas; conversar com meus colegas e estudar na biblioteca; quando tem batata frita no restaurante em que almoço.

Em resumo, minha vida acadêmica me deixa muito feliz ♥

Obrigada por lerem! Qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários.

Beijos, Twi.

Acompanhe o blog nas redes sociais: Bloglovin ♥ FacebookTwitter

12 comentários:

  1. Um dos momentos mais difíceis da minha vida foi a hora que eu tive que escolher o curso que teria que fazer, até que eu pensei "Quer saber? Vou fazer administração mesmo!". ADM era tudo o que eu não queria na época da escola, mas acabei percebendo que esse curso me abre um leque de opções para o futuro. Estudo em uma faculdade privada, nem quis tentar a UFRGS por conta dos horários e porque não era disciplinada o suficiente para passar no vestibular xD Entrei achando que ia ser fácil também e de fato foi no início, mas agora no 3º semestre eu tomei um soco na cara de um artigo que tenho que fazer e descobri que é preciso estudar pra se destacar. No primeiro e no segundo semestres tirei notas medianas, agora no terceiro tirei duas notas baixas e isso me deixou muito nervosa... mas isso de certa forma é bom pra gente aprender que a vida não é um mar de rosas xD
    A vida na universidade não é nada fácil, mas vale a pena e pode se tornar bem divertida.

    Adorei seu post!
    Kissu~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar! É importante ter em mente que o esforço feito agora será recompensado no futuro :3

      Beijos ♥

      Excluir
  2. Muita gente fala que escolher um curso é algo complicado, mas eu acho que no meu caso foi mais por pesquisas mesmo. Já falei no meu blog que eu no 3º ano pensava em fazer Biologia e eu fui na USP falei com alguns alunos e me desencantei HSAUSHAUSH' Adeus futuro no National Geographic. Foi então que como eu percebi que tinha facilidade com tecnologia e afins resolvi pesquisar sobre o assunto e fiquei em duvida entre Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Como eu sempre tive problemas com Matemática deixei Engenharia para lá e fui fazer Ciência e não me arrependo da minha escolha kkk'

    Vida de universitário não é fácil e vou te falar passei noites sem dormir, tive muitas dores de cabeça e afins. Mas não troco esse tempo por nada, terminei a faculdade agora e já estou com saudades daquele tempo. HSAUSHAUHSA'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a gente passa trabalho mas também se diverte muito! <3 Que legal que você fez CIC, cheguei a passar no vestibular da PUC mas não cursei :3

      Beijos ♥

      Excluir
  3. meu vc é mto batalhadora :D acho q é dificil pra todo mundo logo quando sai da escola .. tendo escolhido ou não sobre que curso fazer ou que rumo levar a vida, mas quanto mais certeza você tem mais gostoso fica cursar a faculdade kkkkkk antes mesmo de eu sair do ensino médio eu ja havia decidido o que cursar e onde cursar, planejei tudo na minha cabeça, já que eu sou sempre bem planejada kkkkkk mas durante o primeiro ano de faculdade várias dúvidas surgiram na minha cabeça.. digo q foi complicado, a área da saúde exige demais de nós kkkkk mas eu fui em frente e cá estou ainda firme e forte no meu curso, eu acredito q não importa quanto tempo leve p vc achar seu lugar ou achar algo q goste de fazer o importante é q vc esteja bem consigo mesma, não importando o que tiver q passar não é? kkkkkkkkkkk acho q a época de faculdade é muito importante, nao só pelo fato de ser algo essencial hoje em dia para os curriculos e afins mas tbm para a propria experiencia de vida e amadurecimento, te desejo toda sorte do mundo nessa nova etapa :D que ela te traga muitas experiencias novas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna! Tudo que eu faço também é mérito da minha família, que se esforça muito pra me dar condições de perseguir meus sonhos. Com certeza, estar bem com nós mesmas e nossas escolhas é a parte mais importante, só assim pra ter força e seguir em frente aproveitando cada momento.

      Beijão!

      Excluir
  4. Acho incrível vc ter passado em duas vestibulares de faculdade federal!
    Portanto escolheu o que achou melhor para seguir o caminho de estudo.
    Admiro muito a quem dedica muito nos estudos, fico feliz por vc passar em todas matérias! Parabéns!! xD
    Esse semestre acabei tirando um DP e isso me deixou muito triste, pior de tudo minha faculdade é particular... Estou flustrada até agora por ter tirado nota ruím por pequena besteira. Mas ocorreu uma coisa feliz ao mesmo tempo, bom isso faz parte da nossa vida (na próxima postagem acho que vou comentar sobre da faculdade, agora que vc escreveu aqui me deu vontade também de escrever o mesmo assunto!)

    p.s.: 20 coelhos???!!!! o.O Na minha opinião, ele não dá muito trabalho. Problema dele é fazer necessidade fora da gaiola. Mas tirando isso, o resto é tudo tranquilo =P Pois cuidar os animais ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mie! O que mais me ajudou para passar foram as redações. Elas ajudaram muito a minha nota, pois eu fui mal em Física, que era um peso grande principalmente para a Engenharia :( E um pouco de sorte também!
      Eu fico super chateada por não ir tão bem quanto eu poderia... Um pouco de preguiça me atrapalha muito. Uma pena não ter dado tudo certo esse semestre, mas que bom, que teve algo legal ao mesmo tempo! Semestre que vem tu recupera e tudo fica melhor.

      Obrigada pela visita ♥

      Excluir
  5. (eu tinha feito um comentário super lindo e grande, mas a net resolve cair e não posta, vou dar uma resumida *cry* e_e)

    Parabéns, Twi! ♥
    Dá pra ver o quão esforçada você é! Espero que esteja curtindo sua nova vida acadêmica.

    No terceiro ano do Ensino Médio já queria sair (mas eu confesso que é mais por causa das pessoas, sendo bem sincera), já sabia o que queria fazer (Moda) e estava bem ansiosa. No começo foi meio complicado, pois eu pego metrô e sempre passei mal HASUHASUHASUAHSUAHSA, então até me acostumar ;^; Mas foi de boa depois.

    Seu campus é tão bonito, queria que o meu fosse assim. Mas né, moro na grande São Paulo e estudo no centro da cidade, não posso esperar muito de um lugar com prédios e avenidas por todos os lados (estudo numa área bem movimentada). Sempre tive dificuldade em fazer amizades, penei um pouco para puxar conversa com alguém mas depois fiz amizade com a sala toda num piscar de olhos! O_O

    Essa vida universitária não é fácil. Várias noites mal dormidas (ou nem dorme), trabalhos lotados, agenda cheia e quase nada de vida social. Mas tudo no final será recompensado, pode apostar!

    Beijinhos, tudo de bom,
    Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca andei de trem e_e Aqui em POA tem um que liga com as cidades da região metropolitana, quem pega diz que é bem apertado nos horários de pico. Eu acho que ia passar mal também!

      Os campi da UFRGS são bem charmosos, até os do centro tem um pouco de verde, só que são bem mais antigos, então as salas não são tão confortáveis (mas os prédios históricos são lindos!). É incrível como quando a gente tá no curso "certo", encontramos com mais facilidade pessoas parecidas com a gente né! Acho que por isso faculdade é bem mais legal que E.M.

      Obrigada Monica! Beijos ♥

      Excluir
  6. Sugoooiiiiii *OOOO*,sabe esse ano estou me preparando para o vestibular e se possível gostaria muito de cursar na UFRGS,faz tempo que saí de Porto Alegre e adoraria voltar para a cidade,mas também tenho a UFRGS como preferência por causa da Universidade que sempre se destacou bastante.
    Assim como você também fiz uma lista das coisas que definitivamente eu não gostaria de cursar,em resumo tudo que envolvesse exatas,além disso também pretendia cursar biomedicina mas acabei percebendo que não era exatamente isso que eu queria.
    Enfim,desejo um ótimo futuro para você!
    Ddoce-anime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Se tu conseguir, podemos tomar um café no campus *w*

      Se precisar de algumas dicas, posso te falar bastante da Escola de Engenharia e dos cursos do INF!

      Obrigada pela visita ♥

      Excluir

Muito obrigada por visitar o Ikigai-Don ♥

Seu comentário é muito importante. Você pode enviar sugestões de postagens se quiser!

• Lembre do bom senso na hora de comentar. Adoro receber elogios e críticas, mas por favor, seja educado comigo e demais leitores;
• Você também pode entrar em contato aqui;
• Deixe seu link nesse formato: <a href='Link'>Nome</a>

Obrigada! *^*