16.6.14

Dicas de Organização: Planejamento


Oi pessoal! Hoje vim começar a série sobre organização que eu tinha prometido.

Se você não é uma pessoa naturalmente organizada, mas precisa/gostaria de ser, uma das coisas mais importantes a se fazer é: listar tarefas. Vou falar sobre os melhores métodos para isso!

Planners
Eles tem uma estrutura onde normalmente dá pra visualizar todos os dias da semana quando abertos. Este tipo de caderno é útil para tarefas com data marcada, como provas, consultas, reuniões... Também é ótimo para organizar as postagens e tarefas relacionadas com o blog!

Cadernos de Organização
Eles servem para listar tarefas que (ainda) não tem uma data certa, organizar as finanças, objetivos a longo prazo, trabalhos... Aqui dá pra ser bem criativo e adaptar de acordo com o que é necessário pra você. Pra mim, a parte mais importante deste caderno é o financeiro, pois assim consigo visualizar para onde vai todo o dinheiro que gasto e posso me preparar melhor.

Agendas
Agendas em formato tradicional também podem ser úteis. Para mim, não funcionam muito bem, pois não gosto do formato de data e linhas definidas. Se você já é acostumado a usar uma, até mesmo como diário, uma boa dica é ter também um bloquinho para ir anotando as tarefas (Caixa de Entrada) e depois ir colocando elas nas datas da agenda.

Post-Its/Bloquinhos
Um método muito bom para "recolher" as tarefas. Aqui dá pra guardar listas simples (compras, tarefas domésticas) e também podem ser a Caixa de Entrada para as tarefas que ainda não tem uma data definida.


Se você preferir, existem inúmeras opções de aplicativos para gerenciar suas tarefas, seja no PC, tablet ou smartphone.

Google Keep: As notas ficam em forma de post-its, onde é possível adicionar fotos, fazer listas e colocar alarmes para as tarefas.
School Schedule Deluxe: Serve para organizar os horários e tarefas da escola/faculdade. Também tem funções para colocar o aparelho no silencioso no horário das aulas automaticamente.
Evernote: Esta é uma das melhores plataformas para organização, com versão mobile e online, mas requer um pouco de prática para usar. Saiba mais aqui.

Gostaram do post? Por favor, me ajudem a escolher os próximos temas da série!

Beijos, Twi.

Acompanhe o blog nas redes sociais: Bloglovin ♥ FacebookTwitter

10 comentários:

  1. Eu sou a pessoa mais desorganizada da face da Terra, KASOKSAOKAOKSAOKSOAKSAOK ~
    Mas eu tinha que começar a me organizar de algum jeito, pois era desastrada e deixava tudo acumular. Comecei com uma agenda: anotava tudo o que tinha que fazer. Confesso que uma tarefa ou outra eu não realizava, mas porque ainda estava no comecinho e foi difícil me acostumar, mas depois acabei me empolgando e conseguindo realizar as tarefas de alguma maneira. Ainda uso esse método, pois tenho uma mania meio chata de querer ver o caderno todo preenchido, então, acho que isso funciona pra mim xD
    Mas de certo modo, tenho um caderno de organização também, estou colocando a parte financeira. É a primeira vez que eu coloco, então vai ser uma boa experiência pra mim, já que não tenho noção de quanto gasto.

    Post-It são indispensáveis! Meu computador dependendo da semana fica lotada delas, porém é prático e eu não esqueço do que tem que fazer ♥
    Não conhecia o Google Keep, inclusive baixei para testar!

    Bom... Adorei esse seu canto (e sue monitor é igual o meu, hahahaha xD).
    Obs: adorei o wallpaper do seu celular *-*

    Beijos,
    Monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim mesmo! Se manter motivado é uma das partes mais difíceis, mas o sentimento de dever cumprido vai impulsionando a gente pra continuar :3 E o hábito também demora pra ser construído, que bom que tu continuou persistindo até se acostumar. O controle de gastos também é muito útil, principalmente quando a gente vai ficando mais velho e gasta mais T_T

      Obrigada Moni <3 Esse monitor é muito bom, como eu não tenho TV assisto tudo nele também :3

      Beijos ♥

      Excluir
  2. Oie :D Prazer, sou a Shana *duh*

    Menina, adorei essas suas dicas, mas eu simplesmente não consigo. Tentei calendário, mural, to apostando na agenda agora... mas acho que tenho uma essência bagunçada e sou naturalmente desorganizada :/ Minha falta de memória não ajuda também!

    Tava querendo muito uma louca daquelas de canetão, pra fazer um calendário e tentar me organizar, mas posha, é o olho da cara né? Acho que vou ter que me virar um pouquinho com a agenda mesmo... mas adorei esse Planner que você citou, vou procurar mais sobre.

    Btw, adorei as cores do seu layout ♥

    Beijinhos :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shana!

      Não desiste! Tenta começar de uma maneira bem simples, talvez com uma checklist do que precisa fazer. Ir riscando as tarefas é muito bom, dá a sensação de que as coisas estão funcionando!

      Acho que se procurar bem, dá pra encontrar algumas lousas que não sejam tão caras. Fica bem legal se organizar nelas também. Os planners são super legais de usar! Se quiser, o meu eu comprei em uma lojinha online chamada Calda de Morango.

      Obrigada pela visita ♥

      Excluir
  3. Oi Twi!!! Como sempre adorei as dicas e vou usá-las. Preciso comprar um caderno desses com data e tudo mais. Acho muito bom para se organizar :)

    Beijos ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru! Fico muito feliz que tenham sido úteis pra você. Qualquer coisa, é só me perguntar, se quiser comprar online também conheço várias lojinhas.

      Beijão ♥

      Excluir
  4. Oi Twi! Tudo bem? Vim lhe parabenizar por passar de rank la na Pensão Koi! E também trazer seu prêmio haha. Espero que goste! (1 Icon | Twi) Continue participando dos desafios, okay? ;w; Adoramos ter você por la!

    Sakky [ . Pensão KOI || koi no ryokan . ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sakky!!! Obrigada pelo icon, adoreeeeeeeeeeei! ♥♥♥

      Beijos ♥

      Excluir
  5. Oi Twi, nossa, amei esse post. Pra uma pessoa desorganizada como eu ajudou e tanto HAHAHA
    Chu~~ Kim
    Coisinhas Orientais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ajudado :3 Organização = Habito! Só começando e persistindo pra fixar.

      Obrigada pela visita, beijinhos ♥

      Excluir

Muito obrigada por visitar o Ikigai-Don ♥

Seu comentário é muito importante. Você pode enviar sugestões de postagens se quiser!

• Lembre do bom senso na hora de comentar. Adoro receber elogios e críticas, mas por favor, seja educado comigo e demais leitores;
• Você também pode entrar em contato aqui;
• Deixe seu link nesse formato: <a href='Link'>Nome</a>

Obrigada! *^*